Trabalhos



Os trabalhos submetidos ao 68º Congresso Nacional de Botânica devem ser resumos, conforme instruções abaixo. 
Durante o evento, estes trabalhos serão apresentados em formato de e-pôster, apresentação oral ou prêmio verde (este ultimo deverá completar com as regras que se encontram no site da SBB http://botanica.org.br/conteudo.php?id=11).

• Os resumos deverão ser enviados exclusivamente através de formulário eletrônico contido nesta web site. Após preencher o formulário de inscrição, no menu Meus Trabalhos você poderá enviar o seu trabalho e acompanhar todo o processo de avaliação, sempre informando o seu login e senha.
• Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para preencher o formulário de inscrição;
• Cada inscrição dará direito à submissão de até 2 (dois) resumos;
• Cada resumo deve ser inscrito por apenas um dos autores;
• Serão aceitos resumos em português ou inglês;
• A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) é de responsabilidade do(s) autor(es) e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Avaliadora dos Resumos Científicos;

 

Poster

• Ao menos um dos autores dos resumos deverá estar inscrito com pagamento efetuado e confirmado até a data limite para a submissão de trabalhos;
• Serão aceitos apenas resumos de trabalhos originais, não publicados;
• Não serão aceitos resumos de projetos que ainda não produziram resultados;
• Os resumos de todas as apresentações (pôsteres) serão publicados online no site da Sociedade Botânica do Brasil.

Instruções para Apresentação do Pôster
As apresentações dos pôsteres serão no formato eletrônico
Equipamento Disponivel:
TV LCD Full HD 50” com resolução 1920x1080

Após o resultado das avaliações cada autor receberá informações detalhadas.


Apresentação Oral

• O autor da tese ou dissertação deverá estar inscrito com pagamento efetuado e confirmado até a data limite para a submissão de trabalhos;
• Teses de doutorado e dissertações de mestrado de todas as áreas da botânica concluídas entre 2014 e 2017 poderão ser apresentadas oralmente no simpósio "O papel das pós-graduações no conhecimento e aplicações da diversidade vegetal".
• Não serão aceitos trabalhos apresentados em congressos anteriores.
• Os resumos inscritos que não forem aprovados para apresentação oral, poderão ser indicados pela comissão avaliadora para apresentação em forma de poster, ficando a critério do autor aceitar ou não esta modalidade.

Importante:
• Indique que o trabalho será preferencialmente apresentado oralmente no momento de submissão do resumo.
• Indique ao lado da agência financiadora, entre parênteses, o ano de defesa da dissertação ou tese e o Programa de Pós-graduação cursado.

Instruções para Apresentação Oral
Serão selecionados resumos de 10 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado. Cada palestrante terá 20 minutos para apresentação do trabalho em auditório seguido de 5 a 10 minutos de discussão com o público.
Após o resultado das avaliações cada autor receberá informações detalhadas.



Áreas temáticas (Poster e Oral)

O resumo deverá ser enquadrado em uma das áreas temáticas a seguir:

• Biologia Floral e Reprodutiva
• Bioquímica, Fitoquímica e Quimiossistemática
• Botânica Estrutural
• Coleções e Ilustrações Botânicas
• Conservação da Natureza
• Ensino da Botânica
• Etnobotânica e Botânica Econômica
• Fisiologia e Biotecnologia Vegetal
• Florística, Fitossociologia e Fitogeografia
• Ecologia Vegetal
• Genética e Biologia Molecular de Plantas, Algas e Fungos
• Palinologia e Paleobotânica
• Políticas Públicas, Educação Ambiental, Ecoturismo
• Sistemática de Gimnospermas
• Sistemática de Angiospermas
• Sistemática de Licófitas e Samambaias
• Sistemática de Briófitas
• Sistemática de Algas
• Sistemática de Fungos



Normas para submissão dos resumos

Após realizar sua inscrição, e criar o seu login e senha, acesse o botão “Meus Trabalhos” dentro de sua área restrita e complete todos os campos do formulário, escolhendo a área temática e lembrando de preencher os nomes dos autores do campo especifico para emissão dos certificados e índice remissivo.
No campo indicado, também deve ser enviada uma versão do trabalho em .doc respeitando as instruções e modelo (veja aqui modelo exemplo em doc) abaixo:

Título
Informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e minúsculas e negrito (Times New Roman, tamanho 14, centralizado).
Nome científico, quando referido no título, deve ser escrito em itálico e vir acompanhado dos autores e do nível taxonômico ao qual é subordinado, entre parênteses.
Em linha seguinte devem constar o(s) nome (s) do(s) autor(es) e sua(s) respectiva(s) instituição(ões). E-mail para contato deve vir após a afiliação do autor a ser contatado (Times New Roman, tamanho 12, centralizado).

Texto
Parágrafo único e com até 2.500 caracteres (incluindo espaços), estruturado com introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. O texto do resumo é contínuo e subtítulos, como “introdução”, “metodologia” etc, não devem ser incluídos.
Não entram nessa contagem de caracteres o título, nome, e-mail e instituição de afiliação dos respectivos autores.
Resumos com número de caracteres maior que 2.500, não serão aceitos.
Nomes científicos (espécie e gênero) devem ser grafados em itálico.
Nomes de espécies devem vir acompanhados do nome do respectivo autor.
Outros grifos, tais como negrito ou sublinhado, não deverão ser utilizados.
Tabelas, gráficos, citações ou referências bibliográficas não deverão constar no texto.
Caso necessário, instituições de fomento devem constar no final do texto, antes das palavras chave, entre parêntesis e em negrito.
Ao final do texto e das instituições de fomento (se necessário), acrescentar o termo “Palavras-chave:” acompanhado de 3 palavras-chave.